teatro

Segunda Feira

TUT - Teatro Académico da ULisboa

"Cantina Velha" dos Serviços de Ação Social da ULisboa

A entrada é livre, sujeita ao levantamento de convite 1 hora antes do início do espetáculo, no próprio local.

Encenação e dramaturgia: Júlio Martin da Fonseca
Tradução: João Nabais, Luís Miranda, Manuel Vieira, Marisa Franco, São Freitas
Interpretação: João Nabais, Júlia Coutinho, Luís Miranda, Manuel Vieira, Mário Brito, Nuno Cortez, São Freitas, Vera Freire
Vídeo: Lola Melo
Participação no vídeo (para além dos intérpretes): Helena Reis, Inês Carrilho, Inês Gonçalves, Leonor Vasco, Lola Melo, Manuela Martins, Tiago Amaral.
Música: HelenaH Reis
Desenho de Luz: José Carlos Nascimento
Operação de Luz: João Silva
Guarda-roupa: TUT, com a contribuição especial de Leonor Vasco

O Escudo da Ciência e a Espada do Cepticismo

A partir da peça "A Herege" de Richard Bean.

Com esta peça o TUT – Teatro Académico da ULisboa dá início a um projeto que visa estimular a comunicação/ divulgação/ problematização/ transmissão da Ciência através do Teatro. Queremos pôr em cena, conteúdos e questões científicas, juntar Teatro e Ciência.

Começamos com um tema premente: a investigação acerca das alterações climáticas. A Dr.ª Diane é professora de paleogeofísica e de geodinâmica. É uma cientista, e como tal, ensina aos estudantes de PaleoG a verem as coisas objetivamente, mudando se necessário as teorias para que se adequem aos factos, ao invés de manipular os factos de modo a que se possam adequar às teorias. Os seus estudos sobre o nível do mar, mostram-lhe resultados que a tornam cética quanto às causas do aquecimento global, colocando-a numa posição considerada herética pela sua universidade, pondo em risco os indispensáveis apoios à investigação, e chegando mesmo a sofrer ameaças de morte por parte de ambientalistas radicais.

No entanto, e apesar de indicações em contrário do Prof. Kevin, o seu chefe de Departamento, não se inibe de dar a conhecer as suas descobertas, em conferências, publicações e até em entrevistas nos media, acabando por ser suspensa pela universidade. Aproveita, então, as férias de Natal e viaja para a sua casa de campo com a filha Phoebe. No entanto, a relação entre ambas é conflituosa e os problemas parecem perseguir a professora...