música

DOMINGO

Coro de Câmara da Universidade de Lisboa

Observatório Astronómico de Lisboa

A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço.

Música Sacra nas Estrelas

A música de tradição alemã e russa das igrejas Protestante, Católica e Ortodoxa é um tesouro riquíssimo e quase inesgotável, que perdura ainda hoje nas suas práticas distintas.

Neste concerto, afastadas do seu contexto litúrgico, o Coro de Câmara da Universidade de Lisboa apresentará 4 corais de Bach, excertos da sua obra Jesu meine Freude, e uma viagem histórica pela música coral ortodoxa e católica da Rússia, com composições de Dimitry Bortniansky, Sergei Rachmaninoff, Igor Stravinsky e Alfred Schnittke. A riquíssima tradição coral religiosa desta região da Europa remonta aos primórdios da Cristandade, tendo-se distinguido estilística e esteticamente da tradição coral católica a partir da cisão do Império Romano entre Ocidente e Oriente.